Líderes mundiais postaram mensagens sobre falecimento do papa Francisco. O Papa Francisco acena para o público na chegada para audiência-geral semanal na Praça de São Pedro, no Vaticano, em dezembro de 2014
Gabriel Bouys/AFP
Líderes mundiais comentaram a morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21). O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira, às 2h35 – 7h35, no horário do Vaticano.
Argentina
O presidente da Argentina, Javier Milei, encontra-se com o Papa Francisco no Vaticano em 11 de fevereiro de 2024.
Reuters
O país natal de Francisco se pronunciou já na manhã desta segunda (21).
“Lamentamos profundamente o falecimento do papa francisco, o primeiro líder argentino da igreja católica”.
França
Papa Francisco em encontro com o presidente francês Emmanuel Macron na sexta-feira (26)
Vatican Media/Handout via REUTERS
O presidente da França, Emmanuel Macron, relembrou a trajetória do pontífice.
“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os Homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele.
A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos, com minha esposa, os nossos mais sinceros pensamentos”, disse em postagem.
União Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também comentou o falecimento.
“Hoje, o mundo lamenta a morte do Papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puro pelos menos favorecidos. Meus pensamentos estão com todos que sentem essa perda profunda. Que encontrem consolo na ideia de que o Papa Francisco”, disse.
Suíça
A presidente da Suíça, Karin Keller-Sutter, chamou Francisco de um “grande líder esperitual”.
“O papa Francisco foi um grande líder espiritual, um incansável defensor da paz, seu legado permanecerá”, afirmou.
Itália
Já a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o chamou de “grande pastor”.
“A morte do papa nos deixa profundamente tristes, ele foi um grande homem e um grande pastor”, afirmou.
Estados Unidos
Papa Francisco se encontra com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, no Vaticano.
Foto: Vatican Media/Handout via Reuters
O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, também prestou suas homenagens e comentou sobre o estado dele em seu último dia. Vance esteve com o pontífice no domingo (20), antes das celebrações de páscoa.
“Acabei de saber do falecimento do papa francisco. meu coração está com os milhões de cristãos ao redor do mundo que o amavam”, afirmou. “Fiquei feliz de ver o papa ontem, apesar de ele estar claramente muito doente”.
Índia
O primeiro-ministro Indiano, Narendra Modi, elencou as qualidades de Francisco.
“O Papa Francisco sempre será lembrado como um farol de compaixão, humildade e coragem espiritual por milhões ao redor do mundo”, disse. “Ele serviu diligentemente aos pobres e oprimidos. Para aqueles que estavam sofrendo, ele acendeu um espírito de esperança. Lembro com carinho das minhas reuniões com ele e fui profundamente inspirado pelo seu compromisso com o desenvolvimento inclusivo e integral. Seu carinho pelo povo da Índia será sempre valorizado. Que sua alma encontre paz eterna no abraço de Deus.”
LEIA MAIS
Quem comanda a Igreja Católica após a morte do papa Francisco
Bem-humorado, torcedor do San Lorenzo e primeiro papa latino-americano: conheça a trajetória de Francisco
Quais são os próximos passos da Igreja Católica após a morte do papa Francisco
A morte de Francisco
Morre Francisco, o papa de hábitos simples que lutou para mudar a Igreja
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano. O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.
Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu. Relembre a carreira do papa mais abaixo.
Atende News
Você Informado Sempre!