Vibe ‘Casamento às Cegas’: primeiro-ministro da Albânia se ajoelha para receber Giorgia Meloni; VÍDEO
Primeira-ministra da Itália foi uma das líderes a viajar ao país para a cúpula da Comunidade Política Europeia. Edi Rama também exibiu vídeo descontraído, feito com inteligência artificial, dos líderes convidados retratados como bebês. Primeiro-ministro da Albânia se ajoelha ao receber Georgia Meloni
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi recebida de joelhos pelo primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, nesta sexta-feira (16).
A premiê foi uma das líderes a viajar ao país para a cúpula da Comunidade Política Europeia, que está trabalhando em um novo pacote de sanções para aumentar a pressão sobre a Rússia para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia.
Ao ver o gesto do colega, enquanto caminhava pelo tapete vermelho, ela riu e parou pedindo: “Edi, pare. Edi, pare”.
Edi Rama ajoelhado em frente a Giorgia Meloni
REUTERS
Ao chegar perto de Rama, Meloni falou à imprensa reunida em frente a eles em tom de brincadeira – “Ele só queria ficar tão alto como eu” – e o abraçou.
Segundo o site de notícias do Leste Europeu Nexta, o premiê albanês tem mais de 2 metros de altura, enquanto a italiana mede 1,63m.
Outro momento de descontração do anfitrião foi a exibição de um vídeo retratando todos os líderes europeus convidados como bebês, feito através de inteligência artificial, e com a legenda: “Bem-vindos à Albânia”.
Versão bebê de Volodymyr Zelensky feita com IA
ALBANIAN GOVERNMENT / Divulgação
Cúpula debateu guerra entre Rússia e Ucrânia
A Cúpula da Comunidade Política Europeia, que inclui países não pertencentes à União Europeia, foi realizada na capital albanesa, Tirana.
Ao mesmo tempo, negociadores russos e ucranianos se encontraram em Istambul para suas primeiras negociações diretas de paz em mais de três anos, sob pressão do presidente dos EUA, Donald Trump. A reunião, no entanto, durou menos de duas horas e terminou sem um acordo de cessar-fogo.
A UE já adotou 17 pacotes de sanções contra a Rússia, e diplomatas dizem que está cada vez mais difícil obter a unanimidade necessária entre os 27 membros do bloco para aprovar novas medidas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, criticou o presidente russo, Vladimir Putin, nesta sexta-feira:
“Ele não quer paz, então temos que aumentar a pressão, e é por isso que estamos trabalhando em um novo pacote de sanções. Este pacote incluirá, por exemplo, sanções ao Nord Stream 1 e ao Nord Stream 2. Incluirá o trabalho de listagem de mais navios da frota paralela russa e também a redução do teto do preço do petróleo, além de incluir mais sanções ao setor financeiro na Rússia”.
Os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2, cada um composto por dois dutos, foram construídos pela estatal russa Gazprom para bombear gás natural para a Alemanha sob o Mar Báltico. Eles foram rompidos por uma série de explosões em 2022.