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Como escolher o pneu da moto: veja 8 dicas para não errar na hora da compra

Pneus são feitos para usos específicos e trocar algum dos parâmetros pode afetar diretamente a segurança da moto, aumentando os riscos de acidentes ou diminuindo a vida útil do equipamento. Pneu de uma Ducati, focado em corridas e com marcas de desgaste
André Fogaça/g1
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O g1 reuniu especialistas para listar as principais dicas para escolher o pneu correto para sua moto, e para quando realizar as manutenções preventivas.
São dicas simples que podem significar uma moto mais segura para rodar na cidade, estrada ou mesmo na trilha.
Veja abaixo os seguintes tópicos.
Qual é o pneu certo para sua moto?
O manual da moto traz respostas
Saiba ler os números do pneu
Se seu pneu tem câmara, mantenha ela e não rode sem
Fique atento ao lote do pneu
Posso trocar o tamanho do pneu original?
Como fazer o pneu durar mais
Cuidados com pneus usados
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Qual é o pneu certo para sua moto?
O uso é o primeiro fator a considerar na hora da compra, pois cada terreno exige um modelo específico.
Um pneu liso é ideal para quem não sai do asfalto. Existem pneus para off-road, com maior aderência, mais pesados e robustos, feitos para terrenos irregulares.
“Se você compra um pneu misto porque acha bonito, mas anda só na estrada, ele vai gastar mais rápido”, comenta Rodrigo Marins Costa Alonso, diretor nacional de vendas e marketing da Dunlop no Brasil.
Além de melhor desempenho para cada terreno, usar o tipo errado pode trazer problemas.
Um pneu de off-road pode aumentar o consumo de combustível e as travas extras, usadas para aumentar a aderência na terra, vão desgastar mais rapidamente no pavimento áspero de estradas, rodovias e ruas.
Diversos tipos de pneus da mesma fabricante
divulgação/Pirelli
Em motos maiores e de maior potência, como as naked e superesportivas, a preocupação é maior.
Alonso, da Dunlop, aponta que o piso de pistas é feito para aumentar a aderência da moto. Ao mesmo tempo, o pneu desses modelos focados em desempenho é mais “mole” para colaborar com o maior atrito.
Isso permite curvas em maior velocidade com segurança, mas aumenta o consumo de combustível em retas ou na rua.
Se você circula em mais de um tipo de piso, existe um pneu que se adapta a múltiplos cenários, chamado “misto”.
O ideal é que o tipo de pneu também combine com o tipo de moto, mas é possível fazer algumas adaptações. Mas é imprescindível manter as características básicas intactas, como largura do pneu ou aro da roda, para uma pilotagem mais segura.
“Em cidades com pouca pavimentação, é comum o pessoal comprar a CG e trocar o pneu por um de off-road. É errado? Sim, mas é o que tem. Não vão comprar uma moto trail só por isso”, comenta Marco Luis Orlando, especialista em pneus da DPaschoal.
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O manual da moto traz respostas
Segundo os especialistas, é importante consultar o manual da moto para verificar as especificações dos pneus recomendados pelo fabricante. Ali, o piloto encontra medidas importantes, como a largura do pneu e o tamanho da roda, para encontrar o modelo correto na hora da compra.
É comum que os pilotos se atenham ao número do pneu já instalado. Em motos usadas, essa informação pode estar incorreta devido a trocas anteriores ou erros de instalação.
É possível trocar a marca do pneu instalado de fábrica, mas o ideal é substituir por um par do mesmo fabricante.
“Se você usar duas marcas diferentes, dependendo da sensibilidade da moto, ela pode não ficar bem acertada, acarretando menos segurança durante a pilotagem, seja na pista, na terra ou na rua”, comenta Alonso, da Dunlop.
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Saiba ler os números do pneu
Os pneus de carros e motos trazem um código com numeração e letras para identificá-los. O conjunto indica informações importantes para o comprador.
Funciona assim:
Os três primeiros números indicam a largura do pneu, em milímetros: o código 100 significa 100 mm, ou 10 centímetros de largura.
Os dois números seguintes, após a barra, falam da altura em porcentagem: o código 90 diz que a altura é 90% da largura do pneu.
O próximo número aponta o diâmetro do aro em polegadas. É um dado que indica para qual tamanho de roda o pneu foi feito.
As letras significam o veículo que deve receber aquele pneu. A mais comum é M/C e isso significa que este é um pneu fabricado para motocicletas.
O dado seguinte é o índice de carga. Ele significa a capacidade que cada pneu tem para carregar peso, quando inflado. A informação é por pneu, então você precisa dividir o peso da moto e a carga que ela levará por dois.
O último dado desta fileira é uma letra e ela indica a velocidade máxima que o pneu pode atingir em segurança.
Em um local geralmente separado e em inglês, “Tubeless” ou “TL” indicam que o pneu não precisa de câmara. Quando o indicativo é de “TT” ou “Tube Type”, saiba que o pneu foi feito para rodar com câmara.
Utilizaremos a foto abaixo para exemplificar a leitura dos números do pneu.
Pneu de uma moto, com os dados sobre ele
André Fogaça/g1
O código do pneu é: 110/90 – 16 M/C 59P Tubless. Agora, vamos passo a passo.
110: o pneu tem 110 milímetros de largura — ou 11 centímetros;
95: a altura é 95% da largura. Ou seja, tem 104,5 milímetros de altura;
16: pneu é feito para rodas aro 16;
M/C: o tipo de veículo para este pneu é uma motocicleta;
59: o pneu suporta até 243 quilos, portanto a carga máxima para a moto com dois pneus 59 é de 243 kg.
P: o pneu suporta velocidades de até 150 km/h;
Tubeless: o pneu não utiliza câmara.
Índice de carga
Tabela de velocidade
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Se seu pneu tem câmara, não rode sem
Um ponto importante para motos, ausente nos carros, é a câmara. Se sua moto veio com pneu equipado com câmara, mantenha ao comprar um novo.
Orlando, da DPaschoal, aponta que colocar câmara em pneu que não utiliza esse item faz com que as raias internas, desenhadas para auxiliar na circulação do ar, “mastiguem” o acessório, rasgando-o.
“Você não pode tirar uma câmara de um pneu de câmara, nem colocar uma em um pneu que não foi feito para isso”, diz.
Alonso, da Dunlop, comenta que colocar a câmara em um pneu que não foi feito para recebê-la pode provocar aquecimento excessivo, aumentando o desgaste e reduzindo a vida útil.
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Fique atento ao lote do pneu
Outro ponto importante é estar atento ao lote do pneu e à data de fabricação. Não é raro encontrar promoções com pneus a preços baixos, mas isso pode significar que eles saíram da fábrica há muito tempo.
“Na composição dos pneus, entram cerca de 24 elementos, e alguns perdem elasticidade, viscosidade e podem estar ressecados”, diz Orlando, da DPaschoal.
Pneu com dois ou três anos de fabricado não oferece riscos à moto, desde que bem armazenado na loja. Alonso aponta que a garantia de cinco anos, comum em fabricantes, é emitida a partir da nota fiscal, não da fabricação do produto.
Lote do pneu é exibido com a sigla DOT
André Fogaça/g1
Na foto acima, o pneu foi fabricado na 27ª semana de 2024, ou entre 1 e 7 de julho de 2024.
É possível encontrar a validade dos pneus em um número chamado DOT. Pneus com data de fabricação distante podem ter a borracha mais endurecida e ressecada, reduzindo a durabilidade e a segurança na hora de pilotar.
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Posso trocar o tamanho do pneu original?
Algumas pessoas mudam o tamanho do pneu de fábrica na moto para dar um ar mais esportivo, colocando um pneu mais grosso na roda traseira. Porém, os especialistas alertam que isso pode ser um problema.
“Na moto, a troca de número é mais criteriosa que nos carros. Você pode aumentar a largura em no máximo 10. Se veio 100, vai para 110, por exemplo. Se passar disso, corre o risco de pegar no garfo e nas correias”, diz Orlando, da DPaschoal.
Se você quiser trocar o aro da moto, é importante pensar duas vezes. Isso pode alterar como o velocímetro conta a velocidade do veículo, gerando multas sem que o piloto saiba que está acima do limite da via — quando o velocímetro aponta 60 km/h, mas a moto trafega próxima aos 70 km/h.
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Como fazer o pneu durar mais e cuidados com pneus usados
Motos são diferentes dos carros, até na atitude na rua. A aceleração delas é maior, até nos modelos de entrada, e por isso costumam largar na frente dos outros veículos. Isso é um problema para o pneu.
“Diferente do pneu de carro, o de moto tende a ser mais afetado pela performance. Ele é mais curvado quando a moto tem mais de 300 cilindradas, para que possa inclinar em curvas e manter a aderência”, diz Alonso, da Dunlop.
“É importante, no uso do pneu, a pessoa dosar a mão e não andar como se fosse um dragster. Se fizer isso, o pneu vai gastar mais no meio, durando muito menos e tornando a pilotagem menos segura”, revela o executivo.
Acelerações menos bruscas e pilotagem menos agressiva garantem maior durabilidade. O especialista também aponta que o pneu vai esquentar menos, reduzindo o desgaste e aumentando sua durabilidade.
O especialista também reforça o uso consciente dos freios. Usar mais força no pneu dianteiro, desde scooters pequenas até modelos grandes, colabora para maior longevidade do item. Isso acontece porque este pneu também é responsável pela tração da moto.
Usar o pneu traseiro como força de tração e aplicar pressão pelo uso do freio aumenta o desgaste natural.
Orlando, da DPaschoal, diz que se o pneu chegou à metade da altura dos sulcos, por onde passam ar e água durante a pilotagem, não significa que está na metade da vida.
O especialista revela que, a partir de certo momento de desgaste, o pneu tem mais dificuldade para passar pelos mesmos percursos e o consumo da borracha se torna muito mais acentuado.
“Se o piloto da moto chegou à metade da altura dos sulcos com 10 mil km, ele vai chegar ao fim deles antes de fazer mais 3 mil km”, diz Orlando.
O que faz a moto ou carro parar não é somente o freio, mas o pneu em boas condições. Pneu careca, mesmo com freio excelente, não consegue parar a moto em segurança.
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