Atende News

Você Informado Sempre!

Variedades

Trump ‘se apaixonou à primeira vista’ por avião do Catar com salões de luxo a bordo, diz jornal; veja imagens

‘NYTimes’ publicou bastidores de negociação sobre o avião de luxo e fotos dos salões de luxo. Presente levanta debates éticos, uma vez que Trump quer o avião seja transferido para o seu acervo pessoal assim que sair do cargo. Brochura do Boeing 747-8
AMAC Aerospace
O governo do Catar enviou o avião de luxo 747-8 para a Flórida, no dia 15 de fevereiro de 2025, só para Donald Trump conhecer de perto seus salões luxuosos, disse o jornal “The New York Times” em reportagem sobre bastidores da negociação, que terminou em uma oferta de “doação” da aeronave.
O presidente, até então, queria forçar a empresa Boeing a construir seu avião presidencial nos EUA. Mas, após conhecer a aeronave do Catar, Trump “se apaixonou à primeira vista” e passou a buscar alguma forma de obtê-la, até a oferta “gratuita” do Catar, disse o jornal nesta segunda-feira (19).
O jornal também divulgou imagens de um folheto de propaganda que foi mostrado ao governo americano, que inclui os salões de luxo (veja acima).
Outra revelação do “New York Times” sobre as conversas que precederam a oferta é que o Catar gastou US$ 1 milhão (R$ 5,6 milhões) só nos custos para levar o avião até a Flórida para Trump conhecê-la.
O caso ganhou destaque no início de maio após Trump afirmar que cogitava aceitar a aeronave avaliada em US$ 400 milhões como uma doação da família real do Catar ao Departamento de Defesa dos EUA.
O modelo que encantou Trump pode substituir o Boeing 747-200B ocupado pela presidência desde o governo George W. Bush, há 35 anos.
O presente levanta debates éticos, uma vez que Trump quer o avião seja transferido para o seu acervo pessoal assim que sair do cargo. Além disso, a lei americana não permite que o presidente receba presentes estrangeiros sem o consentimento do Congresso.
A oposição, e até alguns aliados de Trump, questionam os reais interesses do Catar em fazer uma “doação” tão cara.
Em entrevista à Reuters, o primeiro-ministro do Catar, xeque Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, disse nesta terça (20) que a oferta era “algo normal que acontece entre aliados”.
Entenda por que doação gera polêmica entre críticos e apoiadores
Casa Branca nos ares
Além de transportar a equipe presidencial, o Air Force One também serve para emergências nacionais, como no 11 de setembro, durante o ataque Às Torres Gêmeas e ao Pentágono.
Ao visitar a Florida em maio desse ano, a Casa Branca sugeriu que o presidente tinha como objetivo pressionar a Boeing a acelerar a produção dos novos jatos.
Para Trump, quem recusa presentes luxuosos de um governo estrangeiro é idiota
Como é avião doado pelo Catar
O modelo 747-8 é o maior modelo da série, de acordo com a fabricante Boeing. Para uso comercial, ele pode ser entre 400 e 500 assentos. O projeto foi lançado em 14 de novembro de 2005. O primeiro modelo para uso comercial (sem considerar para o uso exclusivo de transporte de carga) foi em fevereiro de 2012.
A fabricante afirma que o modelo 747-8 Intercontinental tem 66 assentos adicionais que acomodam 410 passageiros na configuração típica de três classes, além de poder transportar um volume de carga 15% maior.
O alcance máximo de um voo é de 14.310 km, podendo realizar voos sem necessidade de escalas entre, por exemplo, Nova York e Hong Kong, Los Angeles e Mumbai ou Londres e Cingapura.
Em 2018, o emir do Catar, o xeque Tamim bin Hamad al-Thani doou à Turquia um outro Boeing 747-8, ao regime de Recep Tayyip Erdogan.
De acordo com o portal turco TWZ, o modelo da aeronave é equipado com um elaborado sistema de entretenimento de bordo, diversas cabines, lounges, salas de reuniões, áreas de assentos de primeira classe e até mesmo seu próprio hospital.
Boeing 747-8
Controller.com
Boeing 747-8
Controller.com
Boeing 747-8
Controller.com
Ajustes em aeronave
Imagem aérea mostra Air Force One, com Trump, se aproximando de Doha, no Catar
Em caso de uso do presidente americano, a aeronave deve passar por uma reforma para acomodar necessidades do presidente como escritórios e quartos.
Durante o voo de volta a Washington no Air Force One, Trump e aliados falaram em ajustes rápidos para tornar a aeronave catari em um avião presidencial: uma nova pintura e o avião estaria pronto em menos de um ano para Trump usar.
No modelo 747-8, o andar superior conta com uma sala de estar e um centro de comunicações. Para Trump e aliados, o quarto principal poderia ser “convertido em uma unidade completa de transporte médico, com fornecimento direto de oxigênio”.
Atualmente, as principais diferenças entre o Air Force One e o Boeing 747 padrão incluem equipamentos de navegação, eletrônicos e comunicações de última geração. Também como diferenças está a configuração interna e mobiliário, carregador de bagagem independente.
Entre as acomodações, estão:
Sala de conferências e jantar;
Quartos para o presidente e a primeira-dama;
Uma área de escritório para funcionários;
Consultório que se transforma em unidade médica quando necessário;
Áreas de trabalho e descanso para a equipe presidencial, representantes da mídia e equipes da Força Aérea;
Duas cozinhas que podem fornecer 100 refeições de uma só vez.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *