No total, são 12 pessoas, sendo seus menores de idade. Segundo o governo federal, houve pedidos para a retirada do grupo de Gaza diante do agravamento da situação no território palestino. Palestinos evacuam suas casas após Exército israelense anunciar bombardeios em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, em 19 de maio de 2025.
REUTERS/Hatem Khaled
Um grupo de três brasileiros e nove palestinos que escaparam da guerra na Faixa de Gaza, desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na manhã desta quinta-feira (22). Das 12 pessoas, seis são menores de idade.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os resgatados saíram da Jordânia em um voo comercial na quarta (21), fizeram uma escala no Catar e, em seguida, seguiram o Brasil. Os preparativos da ação ocorreram em sigilo para garantir a segurança deles.
De acordo com o governo brasileiro, houve pedidos para a retirada do grupo de Gaza diante do agravamento da situação no território palestino.
Reino Unido suspende negociações comerciais com Israel por causa de Gaza
A Faixa de Gaza tem sido drasticamente impactada pelo conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que controla o local.
A guerra entre Israel e Hamas começou em outubro de 2023 após um atentado terrorista no território israelense, que deixou 1.218 mortos e, no qual, 251 pessoas foram sequestradas.
Governo Lula diz que há ‘carnificina’ em Gaza
Dos reféns levados para Gaza, 57 continuam cativos, embora 34 tenham sido declarados mortos pelo exército israelense.
Segundo o último relatório do ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, a ofensiva israelense já deixou mais de 53.486 mortos no território, número considerado confiável pela ONU.
De acordo com o Itamaraty, 127 brasileiros e familiares já foram retirados da Faixa de Gaza desde o início do conflito. O número total de resgatados, considerando também os que estavam em Israel e na Cisjordânia, chegou a 1.572.
Atende News
Você Informado Sempre!