Atende News

Você Informado Sempre!

Segurança

PF flagra trabalho escravo em minas subterrâneas de ouro no Amazonas

Baixar

Tocar

Uma operação da Polícia Federal (PF) realizada na cidade de Maués, no Amazonas, resgatou trabalhadores submetidos a condições análogas ao trabalho escravo em minas subterrâneas de alto risco na exploração de ouro.

Eles enfrentavam jornadas exaustivas, sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas, como o cianeto.

O garimpo já causou mais de R$1 bilhão em desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

A operação denominada Mineração Obscura 2 começou na sexta-feira e foi encerrada nesta segunda-feira (3). A PF divulgou a operação, mas não informou o número de trabalhadores resgatados e nem o número de minas que tiveram a exploração de ouro interrompida.

A ação é um desdobramento da Operação Déjà Vu, que já havia identificado as práticas semelhantes na região. Segundo os policiais, o garimpo onde ocorreu a ação é um dos mais antigos do Brasil.

Além da PF, outros órgãos também participaram da ação, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).


© Polícia Federal/divulgação

Segurança Garimpo de Maués é um dos mais antigos do Brasil Manaus 03/02/2025 – 12:04 Rádio Nacional/ Sumaia Villela Victor Litaiff – repórter da Rádio Encontro das Águas para a Rádio Nacional Garimpo trabalho análogo a escravidão Amazonas segunda-feira, 3 Fevereiro, 2025 – 12:04 1:19

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *