Atende News

Você Informado Sempre!

Automobilismo

É #FAKE que abastecer com motor frio garante entrada de mais combustível no veículo

Ao Fato ou Fake, professor de engenharia mecânica explicou que temperatura do motor não tem influência nenhuma nesse ‘rendimento’; veja a explicação em detalhes. É #FAKE que abastecer com motor frio garante mais combustível
Reprodução
Circula nas redes sociais um post viral dizendo que abastecer o carro com o motor frio garante a entrada de uma quantidade maior de combustível. É #FAKE.

g1
✅ Como a checagem chegou ao Fato ou Fake?
Leitores sugeriram por meio do nosso WhatsApp, +55 (21) 97305-9827.
🛑 O que diz a publicação falsa?
Publicado no Instagram em 14 de maio de 2025, o post acumula mais de 89 mil curtidas. O texto diz: “Nem em mil anos eu iria saber disso!! Você sabia que quando você abastece o seu carro com o motor frio você vai ter muito mais gasolina do que quando você abastece com motor quente?”.
A publicação é acompanhada de um vídeo com um homem que mostra dois galões sendo abastecidos por bombas de combustível – um deles tem mais espuma que o outro. O homem afirma: “Nem em mil anos eu iria saber disso. Olha só, esse cara aqui fez um teste. [Para ver a diferença que há] Quando as pessoas abastecem o carro com o motor quente e com o motor frio. [O galão que está para] Este lado aqui é com o motor quente, e do outro lado aqui é com o motor frio”.
E conclui: “Ou seja, se você abastecer o seu carro no período da noite, quando o carro já está frio, você vai ter um abastecimento igual a esse aqui [menos espuma]. Quando você abastece durante o dia, é isso aqui [mais espuma]. Você vai pagar o mesmo valor. Porém, vai ter mais espuma ali dentro do tanque. E, aí, você sabia disso?”. Essa “versão brasileira” aproveita um conteúdo publicado originalmente em espanhol.
⚠️ Por que a publicação é falsa?
O Fato ou Fake mostrou o vídeo ao professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia Clayton Zabeu. Veja, abaixo, o que a explicação que ele deu.
No abastecimento real (em postos de gasolina), a temperatura do motor do carro não tem influência nenhuma na forma como o bico da bomba despeja o combustível. Ou seja, não importa se o motor está quente ou frio: a quantidade que entra no tanque será a mesma.
O vídeo viral mostra dois galões sendo abastecidos, sendo que um deles (o da esquerda) fica com mais espuma. Mas essa diferença depende da forma como o líquido é bombeado até o bocal. A espuma pode se formar, principalmente, por causa da “entrada de ar” nos dutos – e, novamente, não tem relação com a temperatura do veículo.
Além disso, o vídeo não deixa claro se os dois galões estão recebendo o mesmo tipo de líquido: os bicos são de cores diferentes – e não é possível saber se, de fato, são combustíveis idênticos sujeitos a condições diferentes de temperatura e/ou bombeamento.
Já houve, no passado, discussões sobre o impacto da temperatura do tanque do posto – e não do tanque do carro. Como a gasolina “dilata” com o calor, a hipóteses era a de que, em dias mais quentes, o combustível iria se expandir um pouco, fazendo volume parecer maior em comparação com o abastecimento noturno.
Em tese, esse efeito é real – mas essa variação é muito pequena. Clayton Zabeu deu um exemplo. Suponha que o tanque do veículo seja abastecido com 50 litros de gasolina e que a elevação de temperatura do combustível no tanque do posto seja de 4°C entre a noite e o dia (um valor de variação diária considerado bem alto para um tanque subterrâneo).
Nesse caso, o combustível se “expandiria” apenas em 190 mL, se fosse abastecido à noite, em relação ao volume abastecido durante o dia. O número é bastante inferior à tolerância de medição da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que é de 250 mL (0,5%) para o volume de 50 litros.
É #FAKE que abastecer com motor frio garante mais combustível
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *