Navio de guerra da Coreia do Norte sofre acidente durante lançamento e irrita Kim Jong-un: ‘Inaceitável’
Agência estatal afirmou que acidente ‘abalou a dignidade e o orgulho do país’. Kim Jong-un advertiu autoridades envolvidas no projeto do navio e prometeu responsabilizá-los. Kim Jong-un em junho de 2018
Jonathan Ernst/Reuters
Um navio de guerra da Coreia do Norte sofreu um acidente durante o lançamento, informou a agência estatal KCNA nesta quarta-feira (21). A operação era acompanhada pelo líder supremo do país, Kim Jong-un, que se irritou com o ocorrido.
A cerimônia envolvia o lançamento de um destróier. Segundo a imprensa oficial, a rampa traseira do navio se soltou e encalhou, esmagando partes da estrutura inferior. Com isso, a embarcação perdeu o equilíbrio e não conseguiu deixar o estaleiro.
Segundo a KCNA, Kim Jong-un classificou o incidente como uma “negligência” que “não pode ser tolerada”. A agência afirmou que o acidente abalou “a dignidade e o orgulho do país” por um instante. Não há informações sobre feridos.
“Kim Jong-un fez uma avaliação severa, afirmando que se tratava de um acidente grave e de um ato criminoso, causado por negligência absoluta, irresponsabilidade e empirismo anticientífico, algo fora dos limites do aceitável”, disse a estatal.
O líder norte-coreano ordenou que o navio fosse restaurado antes da reunião plenária do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia, marcada para junho. Ele disse ainda que o reparo é uma questão não apenas técnica, mas também política, ligada à autoridade do Estado.
A KCNA informou ainda que autoridades de vários órgãos envolvidos no projeto, incluindo o Departamento da Indústria Bélica, institutos científicos e o estaleiro responsável, foram advertidas por Kim.
O líder norte-coreano também prometeu responsabilizar os responsáveis pelo erro na reunião partidária de junho, sem dar mais detalhes do que pode acontecer.
O destróier tem 5.000 toneladas, segundo a imprensa estatal. Esse tipo de embarcação costuma escoltar navios maiores, como porta-aviões, e é equipado com armamento pesado para defesa e ataque.